Foto: Reprodução
Um homem de 55 anos morreu após ser atingido no peito pela barra de um equipamento enquanto realizava o exercício de supino reto em uma academia de Olinda (PE). O acidente aconteceu na segunda-feira (1º/12) e foi registrado por uma câmera de segurança do local.
As imagens mostram que Ronald José Salvador Montenegro realizava o movimento utilizando a chamada “pegada suicida” ou false grip — quando o praticante não envolve a barra com os polegares, deixando-a apoiada apenas na palma das mãos e nos demais dedos. Especialistas destacam que essa técnica aumenta o risco de perda de controle do equipamento. O laudo oficial sobre a causa da morte ainda está em andamento.
Segundo o presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref) da 12ª Região/Pernambuco, Lúcio Beltrão, não é possível afirmar oficialmente que a pegada inadequada tenha sido o motivo direto do acidente, mas ele reforça que o risco é “consideravelmente maior” quando a barra não é segurada de forma correta.
Beltrão também explicou que, além do posicionamento adequado das mãos, o uso de equipamentos auxiliares e o acompanhamento de um profissional qualificado são medidas essenciais para reduzir o risco desse tipo de ocorrência durante a prática de musculação.
*Informações Metrópoles
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
04/12/2025
Réveillon 2026: descubra a cor ideal para usar na virada, segundo a numerologia
Cada número do ano pessoal carrega uma energia específica que pode influenciar decisões, desafios e oportunidades ao longo de 2026.