Humorista Léo Lins critica sentença de prisão e diz que decisão "limita a liberdade artística"

POR Redação | 06/06/2025
Humorista Léo Lins critica sentença de prisão e diz que decisão
D

Durante uma transmissão ao vivo no YouTube, o humorista Leo Lins se pronunciou pela primeira vez sobre sua condenação a oito anos de prisão, imposta por conta de piadas consideradas criminosas. Na live, acompanhada por mais de 25 mil pessoas, ele defendeu que seu trabalho é interpretativo e que a decisão judicial ameaça a liberdade artística.

 

“Um humorista interpreta no palco uma persona cômica. Uma análise literal do texto não se aplica ao cômico”, argumentou Lins, destacando que, fora do personagem, é Leonardo de Lima Borges Lins quem responde civilmente.

 

O humorista criticou um trecho da sentença que aponta: “Apesar de haver texto, edição, cenário, figurino e estar em um palco, parece-nos não se tratar de um personagem, mas sim da pessoa a proferir discursos.”

 

Em resposta, Lins ironizou: “Se eu te mostro a cabeça de um jacaré, o corpo de um jacaré e o rabo de um jacaré, e você diz que é um camelo, não adianta mais argumentar. A decisão já está tomada.”

 

Outro ponto contestado foi a alegação de que o conteúdo, mesmo encenado no teatro, teria ganhado nova dimensão ao ser divulgado no YouTube. Para o humorista, tal argumento abre um precedente perigoso: “Se eu assisto um filme de romance em casa, posso processar os atores por atentado ao pudor porque a cena foi exibida na minha sala?”, questionou.

 

Lins classificou a sentença como reflexo de uma “limitação cognitiva grave e preocupante” e ressaltou que, mesmo que se trate de um personagem, o entendimento da juíza foi de que ainda assim haveria crime. “Agora dá para prender atriz que faz a vilã da novela ou ator que interpreta vilão no cinema”, ironizou.

 

Ele também abordou a ideia de que suas piadas poderiam incitar crimes. “Se alguém cometer um crime, que essa pessoa responda pelo que fez. Eu não posso jogar Street Fighter, agredir alguém e culpar o criador do jogo. Proibir o jogo por causa de um idiota prejudica milhões. É isso que estamos fazendo: nivelando a sociedade pelo idiota”, concluiu.

 

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 06/06/2025 Lula sanciona ECA Digital e cria agência para fiscalizar proteção de crianças na internet

Nova lei obriga plataformas a adotar medidas contra conteúdos nocivos e prevê autoridade nacional para garantir cumprimento das regras.

Brasil 06/06/2025 Conta de luz gratuita para famílias de baixa renda vai à sanção presidencial

Nova lei garante gratuidade para consumo de até 80 kWh mensais e pode beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros.

Brasil 06/06/2025 PEC da Blindagem: Dias Toffoli dá dez dias para Câmara se manifestar

Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com ação para suspender tramitação

Brasil 06/06/2025 Pressão 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão

Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES