Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro
A casa que serviu de cenário para “Ainda Estou Aqui”, primeiro filme brasileiro a vencer o Oscar, será transformada na Casa do Cinema Brasileiro. O anúncio foi feito pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), nesta segunda-feira (3), ao confirmar que a prefeitura irá comprar o imóvel.
“Hoje sairá publicado no Diário Oficial Extra da Prefeitura do Rio que decidimos desapropriar e transformar o imóvel do filme ‘Ainda Estou Aqui’ na Casa do Cinema Brasileiro”, escreveu Paes no X (antigo Twitter). Segundo ele, o espaço será aberto ao público para visitação e terá exposições interativas sobre a trajetória do Brasil no Oscar.
Além de homenagear o cinema nacional, a casa será um local de memória permanente da história de Eunice Paiva e sua família, personagens centrais do filme dirigido por Walter Salles.
O prefeito destacou ainda que o local prestará tributo às atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que interpretaram Eunice em diferentes fases da vida. “Vamos tornar público o espaço que trouxe o primeiro Oscar do Brasil em quase 100 anos da premiação”, disse.
O imóvel também sediará a nova base da Rio Film Commission, órgão responsável por atrair produções audiovisuais para a cidade. Com isso, a prefeitura espera estimular novas produções nacionais e impulsionar o cinema brasileiro no cenário internacional.
Paes encerrou a publicação sugerindo que a estatueta do Oscar conquistada pelo filme poderia ser exposta no local. “Quem sabe ela não vem morar aqui? Nós vamos sorrir”.
Com informações de Extra.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
06/03/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
06/03/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
06/03/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
06/03/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.