Imagem: reprodução/César Brunelli -ACSP
No último domingo (29), o Impostômetro, painel da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registrou R$ 3,6 trilhões de reais. O valor é referente à arrecadação de impostos acumulados em 2024.
Segundo a CNN Brasil, o montante reflete a soma de impostos, taxas e contribuições pagos desde o início do ano, abrangendo as esferas federal, estadual e municipal, além de multas e correções monetárias.
O valor registrado representa um crescimento de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, “o aumento da arrecadação, seja estadual, federal ou municipal, está diretamente ligado ao crescimento da atividade econômica”, afirma o economista da associação.
A elevação das alíquotas do ICMS em diversos estados foi um dos mecanismos que aumentaram a arrecadação futura do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).
O IBS substituirá o ICMS e outros tributos no âmbito da reforma tributária, trazendo novas regras para a partilha dos recursos.
Com informações CNN Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Nova lei obriga plataformas a adotar medidas contra conteúdos nocivos e prevê autoridade nacional para garantir cumprimento das regras.
Nova lei garante gratuidade para consumo de até 80 kWh mensais e pode beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros.
Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com ação para suspender tramitação
Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco