José Cruz/Agência Brasil
Começam nesta segunda-feira (14) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025. Os interessados têm até as 23h59 do dia 18 de julho para se inscrever gratuitamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
De acordo com edital publicado pelo Ministério da Educação (MEC) em 9 de julho, serão ofertadas 44.867 vagas nesta etapa. No total, ao longo de 2025, o programa disponibilizou 112.168 oportunidades.
Para concorrer, o candidato deve:
Fies Social
Metade das vagas é destinada ao Fies Social, criado em 2024. A modalidade atende estudantes inscritos no CadÚnico e com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759). Nessa categoria, é possível obter financiamento de até 100% dos encargos educacionais. Também há cotas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência.
Seleção e cronograma
A classificação será feita com base na nota do Enem, considerando o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Terão prioridade candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e que nunca utilizaram o Fies.
Quem já tem um financiamento em andamento ou inadimplente com o Fies ou o Programa de Crédito Educacional não poderá participar.
Confira o calendário:
O MEC alerta que é fundamental acompanhar os prazos e etapas pelo site oficial para não perder a chance de conquistar uma vaga no ensino superior com financiamento.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Nova lei obriga plataformas a adotar medidas contra conteúdos nocivos e prevê autoridade nacional para garantir cumprimento das regras.
Nova lei garante gratuidade para consumo de até 80 kWh mensais e pode beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros.
Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com ação para suspender tramitação
Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco