Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A partir desta terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a notificar aposentados e pensionistas que tiveram descontos aplicados em seus benefícios por meio de associações. A comunicação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
Na notificação, constarão os valores descontados e os nomes das entidades responsáveis. O beneficiário deverá acessar o aplicativo e informar, já nesta quarta-feira (14), se autorizou ou não os descontos.
Caso o aposentado ou pensionista declare que não autorizou, poderá solicitar o ressarcimento dos valores também a partir do dia 14. A ação faz parte de um esforço do INSS para corrigir cobranças indevidas ocorridas entre março de 2020 e março de 2025. Cerca de 9 milhões de beneficiários receberão essa mensagem.
O órgão faz um alerta importante:
Após a negativa do beneficiário sobre a autorização do desconto, o INSS acionará a associação responsável para que devolva o valor e apresente os documentos correspondentes.
O aposentado ou pensionista não precisa apresentar nenhum documento para solicitar o reembolso. A associação terá um prazo de 15 dias úteis para realizar o pagamento. Caso não o faça, poderá ser levada à Justiça.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
13/05/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.