Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
A partir desta terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a notificar aposentados e pensionistas que tiveram descontos aplicados em seus benefícios por meio de associações. A comunicação será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS.
Na notificação, constarão os valores descontados e os nomes das entidades responsáveis. O beneficiário deverá acessar o aplicativo e informar, já nesta quarta-feira (14), se autorizou ou não os descontos.
Caso o aposentado ou pensionista declare que não autorizou, poderá solicitar o ressarcimento dos valores também a partir do dia 14. A ação faz parte de um esforço do INSS para corrigir cobranças indevidas ocorridas entre março de 2020 e março de 2025. Cerca de 9 milhões de beneficiários receberão essa mensagem.
O órgão faz um alerta importante:
Após a negativa do beneficiário sobre a autorização do desconto, o INSS acionará a associação responsável para que devolva o valor e apresente os documentos correspondentes.
O aposentado ou pensionista não precisa apresentar nenhum documento para solicitar o reembolso. A associação terá um prazo de 15 dias úteis para realizar o pagamento. Caso não o faça, poderá ser levada à Justiça.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Ocorrência foi registrada no último sábado (10), em Paulista. Vítima foi socorrida, mas não sobreviveu.
Cantora se machucou ao colidir com uma porta de vidro e está em tratamento conservador, com uso de medicamentos e repouso.