Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
A Justiça do Distrito Federal condenou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) a pagar R$ 200 mil por danos morais coletivos, em razão de um discurso considerado transfóbico proferido na tribuna da Câmara dos Deputados em 8 de março de 2023, durante o Dia Internacional da Mulher.
A decisão, proferida pela juíza Priscila Faria da Silva, da 12ª Vara Cível de Brasília, atende a uma ação movida por entidades da comunidade LGBTQIA+. Durante o discurso, o parlamentar vestiu uma peruca amarela e declarou que “se sentia uma mulher”, afirmando que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.
Na sentença, a magistrada avaliou que o conteúdo do pronunciamento ultrapassou os limites da liberdade de expressão. “Constitui verdadeiro discurso de ódio, na medida em que descredibiliza a identidade de gênero assumida pela população transexual e insufla a sociedade a fazer o mesmo”, destacou.
A condenação se refere à esfera cível e ainda cabe recurso. No âmbito criminal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça arquivou em 2023 as notícias-crime apresentadas contra o deputado. Segundo Mendonça, as falas estão protegidas pela imunidade parlamentar, sendo responsabilidade da Câmara dos Deputados avaliar possível quebra de decoro.
A equipe de Nikolas Ferreira foi procurada pela Agência Brasil, mas ainda não se manifestou. O espaço permanece aberto para resposta.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
01/05/2025
Salário mínimo ideal no Brasil deveria ser de R$ 7 mil, aponta Dieese
Estudo mostra que o valor necessário para suprir as despesas básicas de uma família é mais de quatro vezes maior que o piso nacional de 2025
01/05/2025
Qual é a idade ideal para casar e ter filhos? Pesquisa mostra tendências da vida moderna
Estudo aponta que faixa dos 25 aos 30 anos ainda é considerada equilibrada, mas cada vez mais pessoas optam por adiar casamento
01/05/2025
Uso de preservativos cai entre jovens e preocupa especialistas em saúde sexual
Pesquisa internacional aponta redução no uso de preservativos entre adolescentes e adultos jovens, levantando alertas sobre DSTS
01/05/2025
Rancore apresenta músicas novas e clássicos no Festival Vale Punk em São José dos Campos
Banda apresentou músicas inéditas e clássicos, marcou a despedida do festival e confirmou próximo álbum.