Divulgação
O humorista Léo Lins foi condenado pela Justiça Federal a oito anos e três meses de prisão por propagar discurso de ódio em um especial de comédia. A decisão foi da juíza Barbara de Lima Iseppi, da 3ª Vara Criminal Federal de São Paulo, após pedido do Ministério Público Federal (MPF), em ação ajuizada em 2023.
O vídeo foi gravado em Curitiba, em 2022, e publicado na internet, onde acumulou mais de 3 milhões de visualizações até ser retirado do ar por ordem judicial, em agosto de 2023. Na apresentação, o humorista faz piadas com negros, judeus, indígenas, pessoas com deficiência, nordestinos, LGBTQIAPN+, obesos, idosos e outros grupos vulneráveis.
Léo Lins também foi condenado ao pagamento de uma multa equivalente a 1.170 salários mínimos e deverá pagar R$ 303,6 mil por danos morais coletivos. A Justiça entendeu que o caráter humorístico da apresentação não justifica o conteúdo discriminatório e que a liberdade de expressão não pode ser usada para violar a dignidade humana.
O humorista já havia se envolvido em outras polêmicas, como uma condenação por danos morais contra a mãe de um jovem autista e uma piada sobre uma criança com hidrocefalia, que causou revolta nas redes sociais.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
05/06/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
05/06/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
05/06/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
05/06/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.