Foto: SGT MÜLLER MARIN/FAB
Um cabo da Aeronáutica foi condenado a um ano de prisão em regime aberto após ser considerado culpado por ofensas de cunho sexual contra uma tenente da mesma corporação. A sentença foi proferida na tarde de quarta-feira (14) pelo Conselho Permanente de Justiça para a Aeronáutica, em julgamento realizado pela Justiça Militar da União.
Segundo denúncia do Ministério Público Militar (MPM), o militar Expedito Ferreira Neto fez comentários inapropriados à tenente em ao menos duas ocasiões distintas em 2024. O primeiro episódio aconteceu em março, durante uma ação alusiva à Semana da Mulher, quando o cabo a chamou de “linda” e “tenente mais simpática”, mesmo após ela demonstrar incômodo e informar que era noiva.
O segundo episódio ocorreu em junho, enquanto os dois transportavam vacinas contra a Influenza a uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Durante o trajeto, o cabo teria dito: “Ah Tenente, que pena que seu coração já tem dono”. Já na UBS, ele afirmou que a filha dos dois seria “linda, pois ela é bunduda e ele também é bundudo, e ia ser uma filha bundudinha”.
Essas declarações foram consideradas ofensivas e desrespeitosas pela acusação, que destacou a violação da hierarquia militar e os princípios de dignidade e decoro.
O caso foi enquadrado no artigo 298 do Código Penal Militar, que trata do crime de desacato a superior, ao prever punição para quem ofende a dignidade ou autoridade de um superior hierárquico.
Durante o processo, o cabo reconheceu as falas, mas alegou que se tratavam de "elogios sem maldade". A defesa sustentou que não houve intenção de ofensa, mas o Conselho de Justiça entendeu que as provas demonstraram conotação sexual inequívoca, com tentativas de intimidade não consentidas e desrespeito à função pública exercida pela oficial.
Além da pena de reclusão, a Justiça Militar impôs medidas restritivas ao condenado, incluindo:
O cabo ainda pode recorrer em liberdade ao Superior Tribunal Militar (STM).
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
19/05/2025
Salário mínimo ideal no Brasil deveria ser de R$ 7 mil, aponta Dieese
Estudo mostra que o valor necessário para suprir as despesas básicas de uma família é mais de quatro vezes maior que o piso nacional de 2025
19/05/2025
Qual é a idade ideal para casar e ter filhos? Pesquisa mostra tendências da vida moderna
Estudo aponta que faixa dos 25 aos 30 anos ainda é considerada equilibrada, mas cada vez mais pessoas optam por adiar casamento
19/05/2025
Uso de preservativos cai entre jovens e preocupa especialistas em saúde sexual
Pesquisa internacional aponta redução no uso de preservativos entre adolescentes e adultos jovens, levantando alertas sobre DSTS
19/05/2025
Rancore apresenta músicas novas e clássicos no Festival Vale Punk em São José dos Campos
Banda apresentou músicas inéditas e clássicos, marcou a despedida do festival e confirmou próximo álbum.