Camila Domingues/ Secom - Palácio Piratini Fonte: Agência Senado
A legislação brasileira agora prevê pena agravada para casos de violência psicológica contra mulheres cometidos com o uso de tecnologias como inteligência artificial. A Lei 15.123, de 2025, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (25).
A mudança aumenta em 50% a pena de reclusão, que vai de seis meses a dois anos, além de multa, para quem utilizar ferramentas como deepfakes para manipular imagem ou voz da vítima. O projeto é de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e teve relatoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) no Senado.
De acordo com o Código Penal, a violência psicológica ocorre quando há dano emocional que interfira no desenvolvimento pessoal ou vise controlar a conduta da vítima. O uso de conteúdos digitais falsificados tem se tornado um dos métodos mais frequentes, especialmente com a disseminação de vídeos que simulam nudez ou outros constrangimentos, usados como forma de chantagem ou humilhação.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
28/04/2025
Salário mínimo ideal no Brasil deveria ser de R$ 7 mil, aponta Dieese
Estudo mostra que o valor necessário para suprir as despesas básicas de uma família é mais de quatro vezes maior que o piso nacional de 2025
28/04/2025
Qual é a idade ideal para casar e ter filhos? Pesquisa mostra tendências da vida moderna
Estudo aponta que faixa dos 25 aos 30 anos ainda é considerada equilibrada, mas cada vez mais pessoas optam por adiar casamento