Camila Domingues/ Secom - Palácio Piratini Fonte: Agência Senado
A legislação brasileira agora prevê pena agravada para casos de violência psicológica contra mulheres cometidos com o uso de tecnologias como inteligência artificial. A Lei 15.123, de 2025, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira (25).
A mudança aumenta em 50% a pena de reclusão, que vai de seis meses a dois anos, além de multa, para quem utilizar ferramentas como deepfakes para manipular imagem ou voz da vítima. O projeto é de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e teve relatoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) no Senado.
De acordo com o Código Penal, a violência psicológica ocorre quando há dano emocional que interfira no desenvolvimento pessoal ou vise controlar a conduta da vítima. O uso de conteúdos digitais falsificados tem se tornado um dos métodos mais frequentes, especialmente com a disseminação de vídeos que simulam nudez ou outros constrangimentos, usados como forma de chantagem ou humilhação.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
28/04/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.