Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria dito a ministros que pode não disputar a reeleição em 2026. A fala ocorreu em uma reunião ministerial na segunda-feira (20), na Granja do Torto, em Brasília–DF, segundo informações da CNN Brasil.
Conforme o petista, a decisão dependerá da “vontade de Deus”. É a primeira vez que ele admite a possibilidade de não concorrer. Ainda segundo a publicação, Lula deu algumas justificativas. Entre elas, a viagem ao México, em outubro. Na ocasião, o avião presidencial teve um problema técnico e precisou voar em círculos por cerca de cinco horas.
Outro exemplo foi a cirurgia que ele fez na cabeça no fim do ano passado, após cair no banheiro. Ele também pediu, durante o encontro, empenho para vencer o pleito de 2026, independente do candidato.
Fontes consultadas pelo veículo afirmam que, apesar da fala, Lula é o provável candidato do partido. Mesmo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não seria considerado um sucessor a altura. Por fim, o presidente também reclamou de partidos que têm ministério, mas não assumem ser da base governista (PSD, MDB, Republicanos, União Brasil e PP). Ele cobrou dos ministros dessas siglas que atuem pela manutenção no governo.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
21/01/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.