Durante entrevista coletiva nesta terça-feira (13) na China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esclareceu que foi dele, e não da primeira-dama Janja da Silva, a pergunta feita ao presidente chinês, Xi Jinping, sobre o aplicativo TikTok. A fala foi motivada por notícias divulgadas a partir de um jantar reservado com ministros e autoridades.
“Primeira coisa que acho estranho é como essa pergunta chegou à imprensa, porque só estavam meus ministros lá. Então alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa muito confidencial. E, depois, fui eu quem fez a pergunta, não foi a Janja”, afirmou Lula, demonstrando incômodo com o vazamento.
Segundo o presidente, ele questionou Xi Jinping sobre a possibilidade de o governo chinês enviar um representante de confiança ao Brasil para debater a regulamentação de plataformas digitais, incluindo o TikTok. Janja, segundo ele, apenas complementou a fala explicando o contexto brasileiro, principalmente no que diz respeito à proteção de crianças e mulheres nas redes sociais.
Lula ainda rebateu críticas internas. “Vi que um ministro ficou incomodado. Se estivesse mesmo, deveria ter me procurado e pedido para sair. Eu autorizaria”, declarou.
O presidente destacou que o líder chinês se comprometeu a enviar alguém ao Brasil para aprofundar esse diálogo, e classificou a participação de Janja como “normal”.
O tema ganhou repercussão após a morte de uma menina de oito anos no Distrito Federal, em abril, supostamente envolvida em um desafio do TikTok com inalação de desodorante. Após o caso, Janja defendeu a regulamentação das redes sociais para proteger crianças e adolescentes.
“Não sei por que alguém achou que isso era novidade e foi correr contar para a imprensa”, concluiu Lula.
Com informações de CNN Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
14/05/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.