© Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o advogado-geral da União, Jorge Messias, para assumir a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente. A indicação foi confirmada pelo Palácio do Planalto nesta quinta-feira (20).
Messias, de 45 anos, poderá permanecer na Corte pelos próximos 30 anos, até atingir a idade de aposentadoria compulsória aos 75 anos. Para assumir oficialmente, ele precisará passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e ter seu nome aprovado tanto no colegiado quanto em votação no plenário da Casa. A data da sabatina ainda será definida.
O futuro ministro está à frente da Advocacia-Geral da União (AGU) desde 1° de janeiro de 2023. Nascido no Recife, é procurador concursado da Fazenda Nacional desde 2007, graduado em direito pela UFPE e possui mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília (UnB). Durante o governo da presidenta Dilma Rousseff, atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, órgão responsável pelo assessoramento direto do presidente.
Em nota, Messias declarou que recebeu a indicação com honra e reafirmou seu compromisso com a Constituição, a democracia e a Justiça brasileira.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
21/11/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.