Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu alta médica neste domingo (15) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após cinco dias de internação. Lula havia sido hospitalizado na terça-feira (10) devido a uma queda em casa, mas se recupera bem e deve permanecer em repouso até quinta-feira (19) em sua residência no bairro Alto de Pinheiros, na capital paulista.
Em uma aparição inesperada na entrevista coletiva concedida pelos médicos, Lula agradeceu aos profissionais de saúde e demonstrou bom humor. Acompanhado da primeira-dama, Janja Silva, e usando um chapéu, ele acenou para os jornalistas e destacou a importância de seguir as orientações médicas. “Deus foi muito generoso ao cuidar de mim quando eu caí no tombo no banheiro”, disse o presidente, emocionado.
Lula comentou sobre a necessidade de reduzir o ritmo, evitando atividades físicas intensas pelos próximos dois meses. “Preciso ficar pelo menos 60 dias, mais ou menos tranquilo, mas posso voltar a trabalhar”, afirmou. Ele também mencionou que realizará uma tomografia final antes de retomar integralmente sua agenda de compromissos.
O presidente planeja permanecer em São Paulo até completar os exames necessários e revelou que passará as festas de fim de ano em casa. “Não vou para a praia, vou passar o Natal em casa, vou passar o Ano Novo em casa e vou tentar obedecer, com respeito e educação, aos médicos. Sou muito disciplinado”, garantiu.
Apesar das limitações, Lula ressaltou que continuará trabalhando em questões importantes, como a organização do Natal solidário com catadores de materiais recicláveis, evento que realiza tradicionalmente. Ele também afirmou que pretende conduzir reuniões ministeriais antes do final do ano, reforçando seu compromisso com a gestão do país.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, médico cardiologista cooperado da Unimed Goiânia alerta para os riscos