© Valter Campanato/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (17), em cerimônia no Palácio do Planalto, a Lei nº 15.211/2025, conhecida como ECA Digital, que estabelece novas regras de proteção a crianças e adolescentes no ambiente digital.
A legislação prevê que redes sociais, aplicativos e jogos eletrônicos adotem medidas “razoáveis” para reduzir riscos relacionados ao acesso de menores a conteúdos ilegais ou inadequados, como exploração sexual, violência, assédio, jogos de azar e publicidade predatória.
A fiscalização será responsabilidade de uma autoridade nacional autônoma. Para isso, Lula assinou também uma Medida Provisória (MP) que transforma a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) em agência reguladora, ampliando orçamento, estrutura e cargos por concurso público.
Além de obrigar plataformas a implementar mecanismos de verificação de idade e transparência no tratamento de dados, a lei disciplina práticas publicitárias voltadas ao público infantojuvenil.
O texto aprovado ainda prevê supervisão dos pais, novas regras para jogos eletrônicos e reforço nas medidas contra assédio e crimes virtuais.
Lula vetou três pontos do projeto: a atribuição da Anatel como responsável por bloqueios judiciais de plataformas, a destinação imediata das multas ao Fundo da Criança e do Adolescente e o prazo de vacância de um ano. Com isso, uma MP reduziu a vigência para seis meses.
Os vetos serão avaliados pelo Congresso Nacional, que poderá mantê-los ou derrubá-los.
No mesmo evento, o presidente enviou ao Congresso um projeto de lei sobre regulação econômica das big techs e assinou uma MP que cria o Regime Especial de Tributação para Serviços de Datacenter (Redata), prevendo incentivos de R$ 5,2 bilhões a partir de 2026.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
19/09/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.