Brasil

Maioria dos brasileiros rejeita aumento no número de deputados, aponta pesquisa

POR Marcos Paulo | 17/07/2025
Maioria dos brasileiros rejeita aumento no número de deputados, aponta pesquisa

Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

A

A proposta de aumentar o número de deputados federais de 513 para 531 é amplamente rejeitada pela população brasileira, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (17). O levantamento revela que 85% dos entrevistados são contra a medida, enquanto apenas 9% são favoráveis. Outros 6% não souberam ou preferiram não opinar.

 

A rejeição é ainda maior entre pessoas com ensino superior completo, alcançando 93%. Entre aqueles com até o ensino fundamental, o índice de desaprovação é de 76%.

 

A impopularidade da proposta também se confirma entre os eleitores de diferentes espectros políticos. Entre os que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 85% desaprovam o aumento. Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), o número sobe para 87%. Entre pessoas que não se declaram petistas, mas se consideram de esquerda, a reprovação chega a 91%.

 

Mesmo entre petistas e lulistas, apenas 19% aprovam a medida. A rejeição ultrapassa os 80% em todas as faixas etárias. Entre os homens, a reprovação atinge 89%, dez pontos percentuais acima do índice entre as mulheres.

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas presenciais, e tem margem de erro de 2 pontos percentuais. A amostragem seguiu critérios como região, sexo, idade, escolaridade, renda familiar e participação econômica.

 

 

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES