Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
A proposta de aumentar o número de deputados federais de 513 para 531 é amplamente rejeitada pela população brasileira, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (17). O levantamento revela que 85% dos entrevistados são contra a medida, enquanto apenas 9% são favoráveis. Outros 6% não souberam ou preferiram não opinar.
A rejeição é ainda maior entre pessoas com ensino superior completo, alcançando 93%. Entre aqueles com até o ensino fundamental, o índice de desaprovação é de 76%.
A impopularidade da proposta também se confirma entre os eleitores de diferentes espectros políticos. Entre os que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 85% desaprovam o aumento. Entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), o número sobe para 87%. Entre pessoas que não se declaram petistas, mas se consideram de esquerda, a reprovação chega a 91%.
Mesmo entre petistas e lulistas, apenas 19% aprovam a medida. A rejeição ultrapassa os 80% em todas as faixas etárias. Entre os homens, a reprovação atinge 89%, dez pontos percentuais acima do índice entre as mulheres.
A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 entrevistas presenciais, e tem margem de erro de 2 pontos percentuais. A amostragem seguiu critérios como região, sexo, idade, escolaridade, renda familiar e participação econômica.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
17/07/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.