Imagem: reprodução/Senado Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF), condenou mais 14 réus que participaram da invasão dos três poderes em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023. Eles foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), entre eles 12 Foram condenados por incitação e associação criminosa.
A decisão foi tomada durante julgamento virtual na última sexta-feira (25). A pena de prisão foi substituída por 225 horas de serviços à comunidade ou entidades públicas e participação em curso sobre democracia, elaborado pelo Ministério Público Federal.
Sendo assim, os condenados não podem se ausentar da comarca de residência e estão proibidos de usar redes sociais até o cumprimento da pena, além de terem os passaportes retidos e eventuais portes de arma revogados.
Além disso, uma indenização, no valor mínimo de R$ 5 milhões, deve ser paga por danos morais e coletivos.
As 14 pessoas condenadas se recusaram a assinar o acordo de não persecução penal (ANPP), proposto pela PGR a todos os envolvidos que praticaram crimes de menor gravidade.
Com informações Direito News
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
29/10/2024
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.