Pesquisa realizada pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg entre os dias 19 e 23 de maio mostra que 52,1% dos brasileiros avaliam o governo de Luiz Inácio Lula da Silva como ruim ou péssimo. Por outro lado, 41,9% consideram a gestão ótima ou boa, enquanto 6% classificam como regular. A margem de erro é de 1 ponto percentual, com nível de confiança de 95%.
A desaprovação pessoal do presidente também aumentou, chegando a 53,7%, um crescimento de 3,6 pontos em relação ao levantamento anterior. A aprovação caiu para 45,4%. A rejeição é mais intensa entre os evangélicos, alcançando 72% desse público.
A percepção da corrupção como principal problema do Brasil também cresceu, passando de 47% para quase 60% em maio. Esse aumento foi impulsionado por escândalos recentes, como as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Apesar das críticas, algumas ações do governo foram bem avaliadas. A gratuidade de medicamentos pelo programa Farmácia Popular foi vista positivamente por 86% dos entrevistados. Em contraste, a taxação de compras de até US$ 50 em sites internacionais foi considerada um erro por 64% da população.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
19/06/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.