© Paulo Pinto/Agência Brasil
O IBGE divulgou nesta terça-feira (4) dados do site Nomes do Brasil, mostrando que Marias, Josés, Silvas e Santos são os nomes e sobrenomes mais comuns no país. Aproximadamente seis de cada cem brasileiros são Marias, somando 12,3 milhões de pessoas.
Em cidades cearenses como Morrinhos e Bela Cruz, as Marias representam cerca de 22% da população local. Já o sobrenome Silva atinge 34 milhões de brasileiros (16%), e em seis cidades de Pernambuco e Alagoas, mais de 60% da população é Silva.
O levantamento, baseado no Censo 2022 (1º de agosto de 2022), permite consultar frequência, idade mediana e distribuição geográfica de nomes e sobrenomes. Entre os nomes femininos, Maria lidera, seguida de Ana, Francisca, Julia e Antonia. Entre os masculinos, José, João, Antônio, Francisco e Pedro são os mais populares. Nos sobrenomes, Silva, Santos e Oliveira aparecem em destaque.
O estudo também revela tendências recentes: nomes como Gael, Ravi e Valentina tiveram crescimento expressivo a partir de 2010. Por exemplo, nas primeiras décadas do século 21, nasceram 763 pessoas chamadas Gael, número que saltou para 96,5 mil entre 2020 e 2022.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
08/11/2025
Réveillon 2026: descubra a cor ideal para usar na virada, segundo a numerologia
Cada número do ano pessoal carrega uma energia específica que pode influenciar decisões, desafios e oportunidades ao longo de 2026.