Foto: Governo Federal
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (19) novas diretrizes para a oferta de cursos superiores na modalidade de Educação a Distância (EAD). As mudanças, que serão oficializadas por decreto em edição extra do Diário Oficial da União, visam conter a expansão desordenada do ensino remoto e estabelecer padrões mais rigorosos de qualidade.
Pelo novo decreto, cinco cursos não poderão mais ser ofertados de forma totalmente on-line, sendo exigido que sejam ministrados exclusivamente no formato presencial:
Além disso, graduações da área da saúde e cursos de licenciatura (voltados à formação de professores) também não poderão ser oferecidos totalmente a distância. Eles deverão ser ofertados apenas nas modalidades presencial ou semipresencial.
As instituições de ensino terão um prazo de até dois anos para se adaptar às novas normas. Alunos já matriculados poderão concluir suas graduações conforme as regras anteriores, sem prejuízos. As mudanças valerão apenas para novas matrículas realizadas após o decreto.
Segundo o MEC, o ajuste foi motivado pelo avanço expressivo da oferta de cursos EAD. Entre 2018 e 2023, houve um crescimento de 232% nesse formato, sendo que, em 2023, o número de estudantes ingressando em cursos remotos foi o dobro daqueles em cursos presenciais.
O decreto também normatiza três modalidades de ensino superior:
O decreto ainda esclarece conceitos importantes:
Com essas mudanças, o MEC busca garantir maior controle sobre a qualidade do ensino superior, especialmente nas áreas mais sensíveis à formação prática e ética dos profissionais.
Com informações de Mais Goiás.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
20/05/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
20/05/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
20/05/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
20/05/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.