Brasil

Mesmo no frio, consumo de energia segue alto e pressiona sistema elétrico brasileiro

POR Marcos Paulo | 11/07/2025
Mesmo no frio, consumo de energia segue alto e pressiona sistema elétrico brasileiro
A

Apesar das variações sazonais, o consumo de energia elétrica no Brasil continua elevado em 2025, inclusive durante o inverno. Segundo dados analisados desde janeiro de 2024 até meados deste ano, a demanda se manteve alta mesmo nos meses mais frios, superando os picos registrados no mesmo período do ano passado.

 

Em 2024, a ausência de um inverno tradicional, marcada por sucessivas ondas de calor, impulsionou o uso constante de ar-condicionado e ventiladores. Já em 2025, o cenário se inverteu com a chegada de diversas frentes frias, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste. Com a queda acentuada das temperaturas, aumentou o uso de chuveiros elétricos e aquecedores, equipamentos que consomem muita energia.

 

O resultado é uma tendência preocupante: o consumo não registra mais quedas significativas no inverno, como ocorria em anos anteriores. Em vez disso, o sistema elétrico nacional segue operando sob pressão constante, seja por causa do calor excessivo ou do frio intenso.

 

A preocupação agora se volta para o segundo semestre e, principalmente, para o início de 2026 — período historicamente mais quente. Se a demanda continuar crescendo, há risco de sobrecarga nos horários de pico.

 

Um dos principais gargalos atuais é a insuficiência de linhas de transmissão para levar a energia eólica gerada no Nordeste até os grandes centros consumidores do Sudeste e Centro-Oeste. Diante desse desafio, volta ao debate a proposta de retomar o horário de verão como forma de aliviar o sistema.

 

A medida, que visa aproveitar mais a luz natural no fim do dia, poderia ajudar a reduzir a demanda nos horários de maior consumo. No entanto, com o pico de uso de energia deslocado para o meio da tarde — por conta do uso de aparelhos de climatização — a eficácia do horário de verão tem sido questionada.

 

Caso o governo decida implementar a mudança entre 2025 e 2026, será necessário anunciar a decisão com antecedência, já que o ajuste impacta diversos setores, como transporte aéreo, bancos e serviços públicos. Mais do que uma simples mudança nos ponteiros, trata-se de uma estratégia para mitigar os riscos de um sistema elétrico em constante crescimento de demanda.

 

Com informações de CNN Brasil.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 11/07/2025 Lula sanciona ECA Digital e cria agência para fiscalizar proteção de crianças na internet

Nova lei obriga plataformas a adotar medidas contra conteúdos nocivos e prevê autoridade nacional para garantir cumprimento das regras.

Brasil 11/07/2025 Conta de luz gratuita para famílias de baixa renda vai à sanção presidencial

Nova lei garante gratuidade para consumo de até 80 kWh mensais e pode beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros.

Brasil 11/07/2025 PEC da Blindagem: Dias Toffoli dá dez dias para Câmara se manifestar

Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com ação para suspender tramitação

Brasil 11/07/2025 Pressão 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão

Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES