O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) apresentou denúncia contra o atacante do Flamengo, Bruno Henrique, por suposto envolvimento em um esquema de manipulação de apostas esportivas. Segundo os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o jogador teria combinado receber um cartão amarelo para beneficiar apostadores.
A denúncia foi protocolada nesta quarta-feira (11), acompanhando o pedido de indiciamento feito pela Polícia Federal (PF). Além do atleta, outras nove pessoas também foram apontadas por crimes de estelionato e fraude em competição esportiva.
Bruno Henrique foi denunciado por manipulação de resultado esportivo, estelionato consumado em coautoria e tentativa de estelionato em coautoria (duas vezes).
De acordo com o MPDFT, "a presente denúncia tem por objeto a imputação de crimes de fraude a resultado ou evento associado a competição esportiva, bem como de crimes de estelionato praticados em desfavor de pessoas jurídicas que atuam como agentes operadores de quota fixa".
Investigações da PF apontaram que o atacante trocou mensagens com seu irmão, informando que receberia um cartão amarelo durante uma partida entre Flamengo e Santos, válida pelo Campeonato Brasileiro de 2023. Para os investigadores, as conversas comprometem diretamente o jogador, ligando-o ao esquema, que também teria favorecido integrantes de sua família e um grupo paralelo de apostadores.
Agora, a Justiça decidirá se aceita a denúncia, transformando Bruno Henrique em réu no processo criminal. Caso contrário, o caso será arquivado, embora o jogador ainda siga sob investigação no âmbito da Justiça Desportiva.
Após analisar o material da PF, o MPDFT concluiu que Bruno Henrique está diretamente envolvido nas irregularidades.
Em nota enviada ao portal Metrópoles, a defesa do jogador criticou a denúncia:
"A denúncia oferecida pelo MPDFT, além de inteiramente insubsistente, é manifestamente aproveitadora, dado o contexto em que foi oferecida, coincidentemente na mesma data em que foi divulgada a lista de jogadores inscritos para o Super Mundial de Clubes da FIFA, na qual consta o Sr. Bruno Henrique.
Embora a medida do órgão ministerial seja oportunista, sua defesa esclarece que as indevidas acusações formuladas serão técnica e imediatamente refutadas no processo."
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
12/06/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.