Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil
ONG Me Too, afirma ter recebido denúncias de assédio sexual contra o ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, a informação foi divulgada nesta quinta-feira (05). “Como ocorre frequentemente em casos de violência sexual envolvendo agressores em posições de poder, essas vítimas enfrentaram dificuldades em obter apoio institucional pra a validação de suas denúncias. Diante disso, autorizaram a confirmação do caso para a imprensa”, declarou em nota.
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Passos Rodrigues, afirmou que a PF deve abrir um inquérito, ainda nesta sexta-feira (06), para iniciar as investigações. "Provavelmente as pessoas serão ouvidas semana que vem, mas o presidente do inquérito que dirá", disse Rodrigues ao g1.
A Me Too não divulgou o nome das vítimas, mas o portal Metrópoles, informou que uma delas foi a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco. De acordo com a colunista do g1 Andréia Sadi, a PF deve ouvir Silvio Almeida na condição de suposto autor e Anielle na condição de vítima.
O ministro Silvio Almeida negou as denúncias e afirmou que elas pretendem atingir as causas que representa. “Toda e qualquer denúncia deve ter materialidade. Entretanto, o que percebo são ilações absurdas com o único intuito de me prejudicar, apagar nossas lutas e histórias, e bloquear o nosso futuro”, esclareceu.
Em nota, o Palácio do Planalto informou que a Comissão de Ética da Presidência da República decidiu abrir um procedimento de apuração sobre o caso. Segundo o comunicado, o ministro foi chamado na noite desta quinta-feira para "prestar esclarecimentos ao controlador-geral da União, Vinícius Carvalho, e ao advogado-geral da União, Jorge Messias, por conta das denúncias publicadas pela imprensa contra ele".
Com informações g1
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
06/09/2024
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.