Imagem: Antônio Augusto/Secom/TSE
Através de sessão virtual, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, convocou a 1ª Turma da Corte para analisar a suspensão da rede X (antigo Twitter), no Brasil.
O julgamento, com a participação dos ministros Luiz Fux, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Carmen Lúcia, começou na madrugada desta segunda-feira e terá duração de 24 horas. A decisão foi tomada depois do descumprimento do prazo de 24 horas determinada por Moraes para que Musk apresentasse um representante da plataforma no Brasil.
No último dia 17 de agosto, Musk anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil e acusou Moraes de ameaça. O anúncio foi feito após sucessivos descumprimentos de determinações do ministro. Entre elas, a que determinou o bloqueio do perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e de outros investigados.
O bilionário usou a rede social apara divulgar uma decisão sigilosa do ministro. O documento diz que o X se negou a bloquear perfis e contas no contexto de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime.
Com informações Jornal Opção
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.