O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quarta-feira (16) manter em vigor o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que aumentou as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). No entanto, suspendeu parte da norma que previa a cobrança do imposto sobre operações de risco sacado.
O decreto foi publicado no fim de maio como parte das medidas do Ministério da Fazenda para elevar a arrecadação e cumprir as metas fiscais do novo arcabouço. A norma aumentava o IOF sobre operações de crédito, câmbio e seguros.
A medida chegou a ser derrubada pelo Congresso Nacional no mês passado. A decisão gerou reações do PSOL, PL e da Advocacia-Geral da União (AGU), que levaram a disputa ao STF. Diante da controvérsia, Moraes suspendeu temporariamente tanto o decreto de Lula quanto a deliberação do Congresso, e encaminhou o caso para uma audiência de conciliação — que acabou sem acordo.
Em sua decisão final, Moraes validou a maior parte do decreto presidencial. Ele considerou que a cobrança de IOF sobre entidades de previdência complementar e instituições financeiras respeita a Constituição. Segundo o ministro, não houve desvio de finalidade nem risco de prejuízo irreparável.
No entanto, Moraes entendeu que o trecho que equipara operações de risco sacado a operações de crédito desrespeita o princípio da segurança jurídica, pois o próprio Estado sempre tratou essas operações como distintas. Por isso, manteve suspensa essa parte do decreto.
A medida provisória publicada pelo governo em junho, que substitui parcialmente o decreto original, prevê aumento de tributos para empresas de apostas (bets) e investimentos isentos, além do corte de R$ 4,28 bilhões em despesas obrigatórias.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
17/07/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
17/07/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
17/07/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
17/07/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.