Brasil

Morte de cão por grupo de adolescentes gera comoção e investigação policial em SC

POR Marcos Paulo | 26/01/2026
Morte de cão por grupo de adolescentes gera comoção e investigação policial em SC
A

A morte do cão comunitário Orelha, também conhecido como Preto, ocorrida no último dia 15 de janeiro, na Praia Brava, em Florianópolis (SC), provocou comoção, revolta e mobilização de moradores, além de repercussão nacional. O caso de maus-tratos segue sob investigação da Polícia Civil de Santa Catarina e tem adolescentes como principais suspeitos.

 

A agressão teria ocorrido na quinta-feira (15). O animal foi encontrado gravemente ferido após ser atacado a pauladas, chegou a receber atendimento veterinário, mas, devido à gravidade dos ferimentos, precisou ser submetido à eutanásia. Orelha vivia há mais de dez anos na região e era cuidado pela comunidade local, incluindo pescadores e moradores da Praia Brava.

 

Diante da brutalidade do crime, moradores organizaram um protesto na manhã de sábado (17), cobrando justiça. Nas redes sociais, o caso também gerou grande mobilização, com internautas compartilhando informações que passaram a integrar as investigações conduzidas pela Polícia Civil.

 

Na manhã desta segunda-feira (26), os investigados se tornaram alvos de mandados de busca e apreensão em suas residências. A operação foi realizada pela Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal da Capital e teve como objetivo reunir novas provas para o inquérito. Ao todo, dois adolescentes e um adulto são investigados.

 

Como está a investigação

 

Segundo a 10ª Promotoria de Justiça, o caso encontra-se na fase de oitivas, com coleta de depoimentos e realização de diligências complementares. Diversas pessoas já foram ouvidas, e novos depoimentos devem ocorrer nos próximos dias. Após essa etapa, o procedimento será encaminhado ao Ministério Público.

 

Em nota divulgada no domingo (25), o Ministério Público de Santa Catarina reforçou que casos envolvendo adolescentes seguem o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com procedimentos específicos para apuração de atos infracionais e possível aplicação de medidas socioeducativas, sempre respeitando as garantias legais.

 

O que aconteceu

 

A principal linha de investigação aponta que quatro adolescentes teriam participado da agressão que resultou na morte de Orelha. Outro cachorro da região, conhecido como Caramelo, também teria sido vítima do mesmo grupo, em uma tentativa de afogamento. O animal sobreviveu e foi adotado.

 

Quem era Orelha

 

Considerado um cachorro comunitário, Orelha fazia parte do cotidiano da Praia Brava havia mais de uma década. Em nota, uma associação local destacou que o animal era um “símbolo simples, porém afetivo, da convivência e da relação de cuidado” entre a comunidade e os animais que vivem na região.

 

O caso reacendeu o debate sobre maus-tratos contra animais e a responsabilização dos envolvidos.

 

 

 

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 26/01/2026 Petrobras confirma novo concurso com mais de mil vagas e salários de até R$ 12 mil

Seleção terá abrangência nacional, oportunidades para níveis médio, técnico e superior e será organizada pela Fundação Cesgranrio

Brasil 26/01/2026 Instituto oferece apoio psicológico e jurídico gratuito a mulheres vítimas de violência doméstica

Iniciativa atua de forma on-line em todo o Brasil e oferece acolhimento humanizado, orientação jurídica e acompanhamento multidisciplinar

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES