Brasil

MPT INTIMA EMPRESAS AMERICANAS PARA COMPROVAR COMPROMISSO COM DIVERSIDADE NO BRASIL

POR Redação | 05/03/2025
MPT INTIMA EMPRESAS AMERICANAS PARA COMPROVAR COMPROMISSO COM DIVERSIDADE NO BRASIL

Foto: Freepik

O

O Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Gerência Nacional de Empregabilidade LGBTQIAPN+, notificou gigantes americanas que atuam no Brasil para prestarem esclarecimentos sobre a continuidade de seus programas de equidade de gênero e orientação sexual no país. Entre as empresas intimadas estão Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp), Google, McDonald’s, Amazon e Uber.

 

A ação foi motivada por indícios de que, após a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, essas corporações teriam descontinuado iniciativas voltadas à inclusão e proteção de pessoas LGBTQIAPN+, alinhando-se à nova política do governo americano.

 

As companhias têm um prazo de 15 dias para apresentar ao MPT as informações solicitadas. Caso seja verificado que houve suspensão ou eliminação de políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) no Brasil, a Gerência Nacional de Empregabilidade LGBTQIAPN+ encaminhará os dados às Procuradorias Regionais do Trabalho (PRTs) para investigação de possíveis práticas discriminatórias e violações da legislação trabalhista.

 

O Procurador Regional do Trabalho Eduardo Varandas, responsável pela Gerência Nacional de Empregabilidade LGBTQIAPN+, enfatizou a importância dos investimentos empresariais em diversidade e inclusão. Ele destacou que a Constituição Federal garante princípios fundamentais como dignidade da pessoa humana e valor social do trabalho, que devem ser respeitados no ambiente corporativo.

 

“A Constituição assegura garantias fundamentais que se sobrepõem ao poder diretivo do empregador nas atividades empresariais. Princípios como a dignidade humana, a não discriminação e os direitos sociais devem ser respeitados. O objetivo é averiguar se os acontecimentos nos EUA tiveram impacto no Brasil e, se for o caso, adotar as medidas cabíveis”, afirmou o procurador.

 

Agora, resta aguardar o posicionamento das empresas e os desdobramentos da investigação do MPT.

 

Com informações de Nação Jurídica.

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 05/03/2025 Lula sanciona ECA Digital e cria agência para fiscalizar proteção de crianças na internet

Nova lei obriga plataformas a adotar medidas contra conteúdos nocivos e prevê autoridade nacional para garantir cumprimento das regras.

Brasil 05/03/2025 Conta de luz gratuita para famílias de baixa renda vai à sanção presidencial

Nova lei garante gratuidade para consumo de até 80 kWh mensais e pode beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros.

Brasil 05/03/2025 PEC da Blindagem: Dias Toffoli dá dez dias para Câmara se manifestar

Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com ação para suspender tramitação

Brasil 05/03/2025 Pressão 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão

Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES