O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) declarou, nesta terça-feira (17), que cometeu um erro ao votar pela manutenção do veto do presidente Lula ao projeto que cria pensão vitalícia para crianças com sequelas da síndrome congênita do vírus da Zika.
Segundo nota do gabinete do parlamentar, o equívoco ocorreu durante o preenchimento da cédula na votação do Veto nº 2/2025, realizada na noite anterior no Congresso Nacional. “Houve um erro material no preenchimento da cédula, resultando no registro equivocado de voto favorável ao veto”, diz o comunicado.
Nikolas foi um dos dois únicos parlamentares a votar a favor do veto — o outro foi Luiz Carlos Busato (União-RS). A base bolsonarista, da qual faz parte, votou majoritariamente para derrubar o veto, o que acabou sendo aprovado por ampla maioria.
Na tentativa de esclarecer a situação, o deputado divulgou vídeos antigos em suas redes sociais e documentos que comprovariam sua posição favorável à pensão vitalícia para as vítimas da Zika, reforçando que sempre defendeu essa pauta.
Para oficializar sua posição, Nikolas registrou uma Declaração de Voto na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional, reafirmando apoio ao Projeto de Lei nº 6.064/2023, que garante o pagamento de um salário mínimo mensal às crianças afetadas pela síndrome. A condição ganhou notoriedade no Brasil entre 2015 e 2016, com o surto do vírus Zika.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
19/06/2025
Salário mínimo ideal no Brasil deveria ser de R$ 7 mil, aponta Dieese
Estudo mostra que o valor necessário para suprir as despesas básicas de uma família é mais de quatro vezes maior que o piso nacional de 2025
19/06/2025
Qual é a idade ideal para casar e ter filhos? Pesquisa mostra tendências da vida moderna
Estudo aponta que faixa dos 25 aos 30 anos ainda é considerada equilibrada, mas cada vez mais pessoas optam por adiar casamento
19/06/2025
Uso de preservativos cai entre jovens e preocupa especialistas em saúde sexual
Pesquisa internacional aponta redução no uso de preservativos entre adolescentes e adultos jovens, levantando alertas sobre DSTS
19/06/2025
Rancore apresenta músicas novas e clássicos no Festival Vale Punk em São José dos Campos
Banda apresentou músicas inéditas e clássicos, marcou a despedida do festival e confirmou próximo álbum.