Foto: Governo SP
O Comitê de Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou que o Brasil reverta e proíba a militarização de escolas públicas em todos os estados e municípios. A medida foi sugerida após análise de proposta enviada por parlamentares do PSol que criticam o modelo de escolas cívico-militares adotado por diversos governos, incluindo o de São Paulo.
A recomendação foi encaminhada após denúncia feita pela deputada federal Luciene Cavalcante, pelo deputado estadual Carlos Giannazi e pelo vereador Celso Giannazi. Eles contestam a implementação das escolas cívico-militares pelo governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), em São Paulo.
O comitê da ONU expressou “profunda preocupação” com o que chamou de violência sistemática contra crianças, alimentada por um contexto de discriminação racial estrutural. O órgão também citou o alto número de assassinatos e desaparecimentos de crianças durante operações de segurança pública.
Além da crítica à militarização do ensino, a ONU pediu que o Brasil adote medidas efetivas para combater a letalidade policial, destacando a necessidade de enfrentamento do racismo nas agências de segurança. Entre as propostas, está a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais por agentes públicos.
Em resposta ao portal Metrópoles, o governo paulista afirmou que a adesão ao modelo cívico-militar foi voluntária, respeitando a autonomia das escolas e o envolvimento das comunidades escolares. A gestão estadual argumenta que o objetivo é complementar o trabalho pedagógico da Secretaria da Educação, promovendo valores como civismo, dedicação e respeito.
Segundo o governo, após a sanção da lei do programa, 302 diretores demonstraram interesse em participar. Foram realizadas três consultas públicas com pais, funcionários e alunos maiores de 16 anos. Ao final, 132 escolas aprovaram o modelo e 100 foram selecionadas para participar.
Com informações de Metrópoles.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
10/06/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
10/06/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
10/06/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
10/06/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.