Imagem: TRE-SE
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo Pardal Móvel recebeu mais de 14 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular. O número contabiliza os primeiros 10 dias de funcionamento da plataforma.
O estado de São Paulo tem o maior número de registros irregulares no país. O aplicativo está disponível nas lojas de dispositivos móveis, onde é possível denunciar, as propagandas eleitorais feitas na internet e nos demais meios de comunicação.
Até o fim da tarde da última segunda-feira (26), foram feitas denúncias em São Paulo (2.820), Minas Gerais (1.559), Pernambuco (1.556) e Rio Grande do Sul (1.233). Segundo o TSE, aproximadamente metade das denúncias é relativa ao cargo de vereador.
A ferramenta foi disponibilizada pela primeira vez no pleito de 2014, onde foi usada de forma experimental por alguns estados. Desenvolvida em 2012 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). O aplicativo foi adotado pela Justiça Eleitoral oficialmente a partir das eleições de 2016
Já em 2018, o sistema de triagem das denúncias foi aprimorado, a fim de facilitar o trabalho de apuração por parte dos TREs e do Ministério Público Eleitoral.
“O objetivo do Pardal é incentivar os cidadãos a atuarem como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet”, declarou o TSE.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
28/08/2024
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.