Imagem: Senado Federal
Participação feminina na política não alcança 20%. No Senado Federal apenas 18,5% das mulheres ocupam cadeiras no parlamento, na Câmara dos Deputados o percentual é ainda menor, cerca de 17,7%.
No Brasil, a Lei das Eleições, define, de maneira mais explicativa, que cada partido ou coligação deve preencher no mínimo 30% de vagas com candidaturas femininas. Mesmo diante dessas garantias constitucionais, o Ministério Público ainda recebe denúncias de partidos que desrespeitam essa lei, lançando candidaturas “laranjas” femininas.
Segundo a Observatório de Violência Política Contra a Mulher (OMV), 32% das mulheres já foram discriminadas em ambiente político devido ao gênero, mas apenas 10% dos homens já passaram por essa situação.
O Instituto Alziras aponta que apenas 12% das mulheres governam municípios no Brasil, o percentual se acentua mais ao se analisar o número de governantes negras representando 4%. A pesquisa indica como as conquistas femininas não estão sendo acompanhadas no âmbito político, mesmo diante de leis e das lutas dos movimentos sociais.
Com informações Jornal Opção
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
29/08/2024
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.