Imagem: Senado Federal
Participação feminina na política não alcança 20%. No Senado Federal apenas 18,5% das mulheres ocupam cadeiras no parlamento, na Câmara dos Deputados o percentual é ainda menor, cerca de 17,7%.
No Brasil, a Lei das Eleições, define, de maneira mais explicativa, que cada partido ou coligação deve preencher no mínimo 30% de vagas com candidaturas femininas. Mesmo diante dessas garantias constitucionais, o Ministério Público ainda recebe denúncias de partidos que desrespeitam essa lei, lançando candidaturas “laranjas” femininas.
Segundo a Observatório de Violência Política Contra a Mulher (OMV), 32% das mulheres já foram discriminadas em ambiente político devido ao gênero, mas apenas 10% dos homens já passaram por essa situação.
O Instituto Alziras aponta que apenas 12% das mulheres governam municípios no Brasil, o percentual se acentua mais ao se analisar o número de governantes negras representando 4%. A pesquisa indica como as conquistas femininas não estão sendo acompanhadas no âmbito político, mesmo diante de leis e das lutas dos movimentos sociais.
Com informações Jornal Opção
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.