Um levantamento realizado pelo site americano FitRated, em parceria com o laboratório EmLab P&K, revelou que os equipamentos de academia podem ser verdadeiros focos de germes. Entre os aparelhos analisados, os pesos livres chamaram atenção: apresentaram até 362 vezes mais bactérias do que um assento de vaso sanitário.
As esteiras registraram 74 vezes mais microrganismos e as bicicletas ergométricas, 39 vezes mais. Ao todo, foram coletadas amostras de 27 equipamentos, que apresentaram bactérias como cocci gram-positivos, bacilos gram-negativos e Bacillus, capazes de causar infecções de pele, problemas respiratórios e outras doenças.
Pesquisas anteriores já haviam alertado sobre o risco. Um estudo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) identificou que a barra de agachamento, halteres, hack squat e leg press estão entre os itens mais sujos das academias, com presença de proteínas e partículas invisíveis. Outro levantamento encontrou bactérias como salmonela e klebsiella em aparelhos de musculação, tapetes, piscinas e até chuveiros.
Apesar dos números alarmantes, especialistas reforçam que a presença dessas bactérias não deve ser motivo de pânico, mas sim de cuidado redobrado com a higiene. As principais recomendações são:
Segundo o professor André Luiz Alvim, da Faculdade de Enfermagem da UFJF, as academias devem oferecer álcool 70%, água, sabão e papel toalha. Já os usuários podem levar toalha própria para cobrir os equipamentos, garantindo mais segurança durante a prática.
Com informações de Mais Goiás.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
12/09/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
12/09/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
12/09/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
12/09/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.