Foto: Ricardo Stuckert / PR.
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta semana mostra sinais de recuperação na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O índice de aprovação do governo subiu de 43% em julho para 46% em agosto, enquanto a desaprovação caiu de 53% para 51%.
Na avaliação geral, 31% consideram a gestão positiva, 39% negativa e 27% regular. Outros 3% não souberam responder. A melhora foi mais perceptível entre nordestinos, mulheres, eleitores de baixa renda e católicos.
A comparação direta com o governo de Jair Bolsonaro (PL) também registrou avanço para Lula: 43% afirmam que a atual gestão é melhor, contra 38% que a consideram pior. Em julho, esse placar era de 40% a 44%.
O levantamento reforça o impacto no cenário eleitoral para 2026, onde Lula mantém vantagem em simulações contra Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 13 e 17 de agosto e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
25/08/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.