Foto: Ricardo Stuckert / PR.
A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta semana mostra sinais de recuperação na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O índice de aprovação do governo subiu de 43% em julho para 46% em agosto, enquanto a desaprovação caiu de 53% para 51%.
Na avaliação geral, 31% consideram a gestão positiva, 39% negativa e 27% regular. Outros 3% não souberam responder. A melhora foi mais perceptível entre nordestinos, mulheres, eleitores de baixa renda e católicos.
A comparação direta com o governo de Jair Bolsonaro (PL) também registrou avanço para Lula: 43% afirmam que a atual gestão é melhor, contra 38% que a consideram pior. Em julho, esse placar era de 40% a 44%.
O levantamento reforça o impacto no cenário eleitoral para 2026, onde Lula mantém vantagem em simulações contra Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Tarcísio de Freitas. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 13 e 17 de agosto e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Nova lei obriga plataformas a adotar medidas contra conteúdos nocivos e prevê autoridade nacional para garantir cumprimento das regras.
Nova lei garante gratuidade para consumo de até 80 kWh mensais e pode beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros.
Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com ação para suspender tramitação
Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco