Canva
Uma pesquisa realizada pela Nube – Estagiários e Aprendizes, entre os dias 8 e 19 de setembro, revelou que a maior parte dos universitários no Brasil assume integralmente os custos de sua formação. Ao todo, 6.362 estudantes participaram do levantamento, que perguntou sobre a forma de pagamento da graduação.
Os resultados mostram que 58,41% dos respondentes custeiam sozinhos os estudos. Apenas 9,13% têm a faculdade financiada pelos responsáveis, enquanto 13,34% contam com bolsa integral. Apesar de significativa, essa porcentagem evidencia que programas de incentivo ainda não alcançam grande parte dos estudantes.
O levantamento também identificou que 11,99% dos participantes estudam em universidades públicas, 0,93% utilizam o FIES e 4,68% possuem bolsas parciais. Além disso, 1,51% recebem apoio de terceiros, como amigos, parentes ou parceiros, para custear parte ou a totalidade da graduação.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
17/10/2025
Canetas emagrecedoras podem atrasar efeito de anticoncepcionais e outros remédios
Medicamentos como Ozempic, Wegovy e Mounjaro reduzem o esvaziamento gástrico e podem retardar a ação de comprimidos ingeridos por via oral.