Canva
Uma pesquisa realizada pela Nube – Estagiários e Aprendizes, entre os dias 8 e 19 de setembro, revelou que a maior parte dos universitários no Brasil assume integralmente os custos de sua formação. Ao todo, 6.362 estudantes participaram do levantamento, que perguntou sobre a forma de pagamento da graduação.
Os resultados mostram que 58,41% dos respondentes custeiam sozinhos os estudos. Apenas 9,13% têm a faculdade financiada pelos responsáveis, enquanto 13,34% contam com bolsa integral. Apesar de significativa, essa porcentagem evidencia que programas de incentivo ainda não alcançam grande parte dos estudantes.
O levantamento também identificou que 11,99% dos participantes estudam em universidades públicas, 0,93% utilizam o FIES e 4,68% possuem bolsas parciais. Além disso, 1,51% recebem apoio de terceiros, como amigos, parentes ou parceiros, para custear parte ou a totalidade da graduação.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
17/10/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.