A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (9) uma nova fase da operação Sem Desconto, que investiga fraudes bilionárias contra o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Ao todo, estão sendo cumpridos 66 mandados de busca e apreensão em sete estados — São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco e Bahia — além do Distrito Federal. As ordens foram expedidas pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Um dos locais alvo das buscas é o Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), entidade da qual José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é vice-presidente. Frei Chico, no entanto, não é alvo da investigação.
“Absurdas as buscas, estou sabendo por vocês. Deixa investigar”, declarou ao UOL. “Se a polícia quiser vir aqui investigar, não tenho nada o que comentar”, completou.
A nova etapa da operação busca aprofundar as investigações sobre possíveis crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa e ocultação de patrimônio. Os mandados miram associações e pessoas físicas, ampliando o escopo da apuração. A ação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).
Início da operação
A operação Sem Desconto foi deflagrada pela primeira vez em abril deste ano, quando resultou no afastamento do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e de outros cinco servidores. As investigações apontaram um esquema de cobranças indevidas em benefícios previdenciários, que teria movimentado cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
O esquema, segundo a PF, envolvia descontos não autorizados em aposentadorias e pensões. A apuração começou ainda durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e se estendeu até o atual governo de Lula (PT).
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
09/10/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.