A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete ex-integrantes de seu governo por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado.
As alegações finais do processo foram encaminhadas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Além de Bolsonaro, são alvos da ação os ex-ministros Augusto Heleno, Anderson Torres, Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira e Alexandre Ramagem, além do ex-ajudante de ordens Mauro Cid e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.
Segundo o procurador-geral Paulo Gonet, Bolsonaro teve papel central na tentativa de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, eleito em 2022. O plano incluía a propagação de notícias falsas, uso de órgãos públicos para desacreditar o sistema eleitoral e pressão sobre as Forças Armadas.
A PGR cita como provas depoimentos, documentos, mensagens interceptadas e a chamada “minuta do golpe”. Gonet afirma que o grupo criou uma estrutura criminosa dentro do Estado, envolvendo órgãos como a Abin e a PRF, e que Bolsonaro buscou apoio militar para adotar medidas autoritárias.
O procurador também destacou que o plano não avançou por falta de apoio do Alto Comando do Exército. Ele ainda pediu a limitação dos benefícios da delação premiada de Mauro Cid, por considerar seus depoimentos incompletos e imprecisos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
15/07/2025
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
15/07/2025
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
15/07/2025
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
15/07/2025
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.