Canva
A economia brasileira registrou crescimento de 0,1% no terceiro trimestre de 2025 em comparação ao trimestre anterior, mantendo a sequência de 17 trimestres de expansão do Produto Interno Bruto (PIB), conforme dados divulgados pelo IBGE.
Na comparação com o mesmo período de 2024, o PIB avançou 1,8%. No acumulado de quatro trimestres, o crescimento chega a 2,7%, com o valor total da economia brasileira atingindo R$ 3,2 trilhões.
O crescimento foi puxado principalmente pela indústria, que avançou 0,8%, seguida pela agropecuária com 0,4%, enquanto os serviços ficaram praticamente estáveis, com alta de apenas 0,1%.
Dentro dos serviços, as atividades que mais se destacaram foram:
Transporte, armazenagem e correio: +2,7%
Informação e comunicação: +1,5%
Atividades imobiliárias: +0,8%
Segundo a analista do IBGE, Claudia Dionísio, o desempenho do setor de transportes reflete o escoamento da produção mineral e agropecuária. O comércio também registrou crescimento de 0,4%.
Na indústria, houve avanços em indústrias extrativas (1,7%), construção (1,3%) e indústrias de transformação (0,3%). Já eletricidade, gás, água e gestão de resíduos registraram queda de 1,0%.
Pelo lado das despesas, o consumo das famílias ficou estável (0,1%), enquanto o consumo do governo avançou 1,3%. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que mede investimentos em capacidade produtiva, subiu 0,9%.
O Produto Interno Bruto representa todos os bens e serviços finais produzidos em um país em determinado período. Ele permite analisar o comportamento econômico e fazer comparações nacionais e internacionais.
Apesar de refletir a dimensão econômica, o PIB não indica a distribuição de renda ou qualidade de vida da população. Países com PIB elevado podem apresentar padrão de vida baixo, e vice-versa.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
09/12/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.