O PlayStation que pertenceu a Carlo Acutis, conhecido como o “santo millennial”, pode em breve ser reconhecido como uma relíquia pela Igreja Católica. Desde sua canonização, no último dia 7 de setembro, cresce o interesse pelos objetos pessoais do jovem italiano, e até mesmo seu videogame entrou no debate.
A Igreja classifica as relíquias em três categorias:
Nesse caso, o console poderia ser considerado uma relíquia de segunda classe, já que era um objeto de uso direto de Carlo.
Carlo ganhou o PlayStation aos 8 anos, mas estipulou para si um limite: apenas uma hora de jogo por semana. Ele preferia dedicar o tempo livre à oração e à programação, talento que o destacou como “influenciador de Deus”. O jovem faleceu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia.
Atualmente, o console e seus controles permanecem sob a guarda da família Acutis. A Santa Sé ainda não se manifestou sobre a possibilidade de reconhecer oficialmente o videogame como relíquia. Caso isso ocorra, será um marco inédito, já que a Igreja nunca incluiu um objeto tecnológico moderno nessa categoria.
Diversas relíquias de Carlo já foram expostas em igrejas ao redor do mundo, entre elas fios de cabelo, fragmentos de roupas e até o pericárdio, membrana que envolve o coração.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
02/10/2025
Salário mínimo ideal no Brasil deveria ser de R$ 7 mil, aponta Dieese
Estudo mostra que o valor necessário para suprir as despesas básicas de uma família é mais de quatro vezes maior que o piso nacional de 2025
02/10/2025
Qual é a idade ideal para casar e ter filhos? Pesquisa mostra tendências da vida moderna
Estudo aponta que faixa dos 25 aos 30 anos ainda é considerada equilibrada, mas cada vez mais pessoas optam por adiar casamento
02/10/2025
Uso de preservativos cai entre jovens e preocupa especialistas em saúde sexual
Pesquisa internacional aponta redução no uso de preservativos entre adolescentes e adultos jovens, levantando alertas sobre DSTS
02/10/2025
Rancore apresenta músicas novas e clássicos no Festival Vale Punk em São José dos Campos
Banda apresentou músicas inéditas e clássicos, marcou a despedida do festival e confirmou próximo álbum.