Imagem: reprodução/governo federal
A Justiça Eleitoral e a Polícia Federal (PF) estão investigando uma suspeita de fraude eleitoral em 82 municípios brasileiros, deste total, 19 são em Goiás.
A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo, mostrando que uma transferência em massa de eleitores teria sido feita nas 82 cidades médias e pequenas.
Nas 19 cidades goianas, o aumento de eleitores chegou a 20%. Segundo a investigação, com base na transferência de títulos de eleitores, em 58 desses municípios, o número de eleitores aptos até superou a população residente.
Em geral, os municípios afetados pelo país tiveram um aumento expressivo entre 20% e 46% da população local. Já em Goiás, o estado foi líder em municípios afetados pelo aumento de eleitorado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) e a Polícia Civil de Goiás (PCGO) estão investigando, mas ainda não há evidências suficientes para alguma reversão de resultados.
De acordo com o TRE-GO, em nota, há investigações da PCGO em Aragoiânia e da PF em Santo Antônio do Descoberto. Já em Guarinos houve um crescimento anormal de 46% dos eleitores e em Davinópolis há 4.405 eleitores, o dobro de eleitores em comparação à população da cidade, conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para realizar a transferência de título eleitoral, o eleitor precisa comprovar um vínculo com o município de destino, seja por motivos familiares, profissionais ou de residência. No entanto, investigações revelam que em várias cidades houve o uso de documentos falsos para registrar eleitores de fora como moradores locais.
Os envolvidos nas fraudes em questão podem ser presos e cumprir pena que varia de dois a cinco anos de prisão, além de multa, para quem for pego transferindo títulos de forma irregular.
Com informações Folha de S. Paulo e Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.