Imagem: reprodução/governo federal
A Justiça Eleitoral e a Polícia Federal (PF) estão investigando uma suspeita de fraude eleitoral em 82 municípios brasileiros, deste total, 19 são em Goiás.
A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo, mostrando que uma transferência em massa de eleitores teria sido feita nas 82 cidades médias e pequenas.
Nas 19 cidades goianas, o aumento de eleitores chegou a 20%. Segundo a investigação, com base na transferência de títulos de eleitores, em 58 desses municípios, o número de eleitores aptos até superou a população residente.
Em geral, os municípios afetados pelo país tiveram um aumento expressivo entre 20% e 46% da população local. Já em Goiás, o estado foi líder em municípios afetados pelo aumento de eleitorado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) e a Polícia Civil de Goiás (PCGO) estão investigando, mas ainda não há evidências suficientes para alguma reversão de resultados.
De acordo com o TRE-GO, em nota, há investigações da PCGO em Aragoiânia e da PF em Santo Antônio do Descoberto. Já em Guarinos houve um crescimento anormal de 46% dos eleitores e em Davinópolis há 4.405 eleitores, o dobro de eleitores em comparação à população da cidade, conforme o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para realizar a transferência de título eleitoral, o eleitor precisa comprovar um vínculo com o município de destino, seja por motivos familiares, profissionais ou de residência. No entanto, investigações revelam que em várias cidades houve o uso de documentos falsos para registrar eleitores de fora como moradores locais.
Os envolvidos nas fraudes em questão podem ser presos e cumprir pena que varia de dois a cinco anos de prisão, além de multa, para quem for pego transferindo títulos de forma irregular.
Com informações Folha de S. Paulo e Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
10/12/2024
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.