Imagem: reprodução/Corpo de Bombeiros
Na tarde deste domingo (22), a ponte que liga os estados do Tocantins e do Maranhão desabou.
A ponte é localizada na BR-226 sobre o Rio Tocantins, entre os municípios de Aguiarnópolis–TO e Estreito–MA. Segundo a Agência Brasil, o vão central, com 533 metros de extensão, cedeu, o que provocou a queda de pelo menos dez veículos, sendo quatro caminhões, quatro carros e três motocicletas.
Por conta do acidente a BR-226 foi interditada. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ao menos 16 pessoas estão desaparecidas. A informação foi repassada à imprensa nesta segunda-feira (23).
Segundo a Defesa Civil da cidade de Estreito, no Maranhão, uma pessoa morreu e uma está hospitalizada. O órgão disse ainda que as informações são preliminares, com a possibilidade de aumento no número de desaparecidos.
Ainda segundo as autoridades, uma das carretas que caíram no rio estava transportando ácido sulfúrico, substância química altamente prejudicial à saúde, existindo a chance de a água estar contaminada.
As secretarias de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil Estadual do Tocantins, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Maranhão (Sema) e a prefeitura de Estreito lançaram um alerta para que a população evite o consumo e tomar banho nas águas do rio.
No Maranhão, a recomendação vale, especialmente, para os municípios de Estreito, Porto Franco, Campestre, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão, Imperatriz, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca.
A situação fez com que a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) determinasse a paralisação temporária dos sistemas de captação, tratamento e produção de água em Imperatriz. A cidade fica distante pouco mais de 120 km de Estreito e o abastecimento de água é feito com água do rio Tocantins.
Segundo o governo do Maranhão, a Caema enviará caminhões-pipa para os locais afetados, que fornecerão água em locais públicos, como: unidades de saúde e delegacias.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
23/12/2024
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.