Foto: Wesley Costa O Popular
Nesta quarta-feira (8) é o último dia para tirar ou regularizar o título de eleitor. O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) informa que após o dia de hoje, o cadastro eleitoral será encerrado para novas inscrições.
Desde o início do ano até março, mais de 1 milhão de títulos foram emitidos ou regularizados, segundo o TRE-GO.
O título de eleitor é essencial para exercer o direito de voto e ser votado. Ele pode ser regularizado de forma simples, rápida e gratuita pela internet. O voto e a inscrição eleitoral são obrigatórios para brasileiros a partir dos 18 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem se inscrever facultativamente, assim como os maiores de 70 anos e os analfabetos.
Se você completar 16 anos antes da próxima eleição, pode solicitar o título indo até um cartório eleitoral. Não deixe para depois, pois as consequências de não ter o título ou tê-lo com pendências são sérias. Você não poderá obter passaporte, carteira de identidade e perderá o direito de votar nas próximas eleições. Além disso, ficará impedido de fazer empréstimos em instituições bancárias, obter benefícios da previdência social e matricular-se em instituições de ensino oficial ou fiscalizadas pelo governo.
Também ficará impossibilitado de se inscrever em concursos públicos e tomar posse de cargos públicos. Não perca esta oportunidade de participar ativamente do processo democrático do país. Regularize seu título de eleitor e fique quite com a justiça eleitoral.
Clique aqui para consultar sua situação eleitoral
Fonte: O Popular
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
08/05/2024
Infecção urinária pode ter origem em carne mal manipulada na cozinha
Estudo aponta que cerca de 18% das infecções do trato urinário podem ser causadas por cepas de E. coli provenientes de animais.
08/05/2024
Covid-19 deixou 149 mil crianças e adolescentes órfãos em 2020 e 2021
Se considerados avós e outros cuidadores, número sobe para 280 mil
08/05/2024
Pesquisa revela que mulheres representam a maioria dos gamers no Brasil
Relatório da ESA mostra divisão quase equilibrada de gênero entre jogadores no mundo e predominância feminina no Brasil
08/05/2024
Tribunal mantém condenação de mulher por chamar atual do ex-namorado de 'negona da ppk roxa'
TJMT mantém decisão que obrigou P.F.S a pagar R$5 mil por danos morais após envio de mensagens racistas pelo WhatsApp.