Imagem: reprodução/Justiça Eleitoral
Em um processo onde é acusado de falsidade ideológica, o prefeito eleito em 2024, Mariana Pimentel–RS, Joel Ghisio do PDT, alegou insanidade mental. Ele foi prefeito do município no ano de 2004 e reeleito em 2008.
O Ministério Público do Rio Grande do Sul acusa Joel de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos, relacionado à solicitação de diárias na prefeitura do município, que fica a 79 quilômetros de Porto Alegre–RS e tem uma população de 3.916 habitantes.
Joel, apresentou à Justiça um laudo psiquiátrico de agosto de 2022, que o diagnosticou com três tipos de transtornos “graves e incuráveis”, tornando-o “inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito”.
A Vara Judicial da Comarca de Barra do Ribeiro homologou o laudo em abril de 2023.
A coligação derrotada nas eleições de 2024, União por Mariana Pimentel, representada pelo candidato Betinho (PSB), impugnou a candidatura de Joel e argumentou ser “incoerente que o mesmo indivíduo, incapaz de responder por atos ilícitos, pleiteie agora o exercício pleno de seus direitos políticos”.
No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul manteve a candidatura de Joel em julgamento no dia 27 de setembro de 2024.
Com informações Mais Goiás
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
01/11/2024
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.