Imagem: Antônio Augusto/STF
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, pediu para os eleitores participarem do primeiro turno das eleições municipais que acontecem neste domingo (06), para eleger prefeitos, vice-prefeito e vereadores.
A declaração da ministra foi feito na sessão da Primeira Turma do Supremo. “Compareçam, votem. O voto é necessário, o voto é sua expressão de cidadania ativa, participante. Isso é necessário para que a gente continue a ter a instituições constitucionalmente estabelecidas e civicamente atuantes”, afirmou.
São esperados que os mais de 155 milhões de eleitores aptos a votarem compareçam na votação.
Pelas regras eleitorais, somente cidades com mais de 200 mil eleitores, onde os candidatos à prefeitura não alcançarem maioria dos votos (metade mais um) no primeiro turno, podem ter disputa para o segundo turno, que está marcado para 27 de outubro.
Não há segundo turno para a disputa dos cargos de vereadores. De acordo com o TSE, 103 dos 5.569 municípios do país podem ter segundo turno.
Com informações Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Projeto de Lei permite divórcio unilateral sem processo judicial e sugere nova nomenclatura para estado civil: sem vínculo conjugal atual