Foto: Divulgação
O Procon de São Paulo aplicou uma autuação à Nestlé neste mês por publicidade enganosa em embalagens de produtos. A fiscalização apontou inconsistências entre os rótulos e a real composição de itens analisados, caracterizando infração ao Código de Defesa do Consumidor.
Entre os produtos com informações enganosas, estão:
Segundo o órgão de defesa do consumidor, as embalagens poderiam induzir o consumidor ao erro, infringindo as normas de rotulagem. A penalidade pode atingir R$ 13 milhões, conforme previsto no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor. A Nestlé ainda pode recorrer da decisão.
Em nota ao portal Metrópoles, a empresa afirmou que segue rigorosamente a legislação vigente, inclusive as regras sobre rotulagem e comunicação. A companhia informou ainda que os produtos citados foram descontinuados:
Por fim, a Nestlé garantiu que apresentará sua defesa às autoridades competentes e reafirmou seu compromisso com a ética e a transparência na publicidade.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
Nova lei obriga plataformas a adotar medidas contra conteúdos nocivos e prevê autoridade nacional para garantir cumprimento das regras.
Nova lei garante gratuidade para consumo de até 80 kWh mensais e pode beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros.
Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com ação para suspender tramitação
Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco