Brasil

PROJETO APROVA PORTE DE ARMA PARA AGENTES DE TRÂNSITO; TEXTO SEGUE PARA O SENADO

POR | 19/11/2024
PROJETO APROVA PORTE DE ARMA PARA AGENTES DE TRÂNSITO; TEXTO SEGUE PARA O SENADO

Imagem: reprodução/governo Tocantins

F

Foi aprovado nesta segunda-feira (18), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o projeto de lei que torna a carreira de agentes de trânsito exclusiva de servidores públicos, de natureza policial, e reconhece a atividade como de risco permanente.

 

Com isso, o texto autoriza o porte de arma de fogo da corporação, mesmo fora do expediente. O projeto é de autoria do deputado Nicoletti (União–RR), e estabelece um marco regulatório para os agentes de trânsito em todos os âmbitos: estaduais, distritais e municipais.

 

O objetivo é alinhar os agentes às demais carreiras de segurança pública, sem interferir na estrutura organizacional dos estados, mas o texto traz alguns requisitos que devem ser seguidos.

 

Ente eles o agente precisa ter nacionalidade brasileira, idade mínima de 18 anos e nível médio de escolaridade. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também deve ser válida e sem impedimentos.

 

Para o porte de arma, os profissionais deverão comprovar capacidade técnica e de aptidão psicológica para o manuseio do equipamento – requisito previsto pela legislação atual. Os agentes ainda poderão comprar insumos e carregadores de munição para o fim exclusivo de suprimento das atividades, mediante autorização.

 

Agora o texto segue para votação no Senado Federal.

 

Com informações SBT News

 

 

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES