Pexels
Após uma série de ataques envolvendo cães de raças consideradas perigosas, como o ocorrido em Betim, na Grande BH, onde cinco crianças ficaram feridas, a Prefeitura de Itabira, em Minas Gerais, enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que propõe a proibição da reprodução de pitbulls, rottweilers e seus mestiços.
A proposta recebeu o nome de Guilherme Gabriel Couto da Silva, jovem atacado por cães no Bairro Santa Marta. Ele foi arrastado para um matagal e socorrido em estado grave. O tutor dos animais foi preso, e os cães, abatidos.
O texto também cria a Política Municipal de Proteção Animal e exige registro, esterilização, uso de focinheira e coleira, além da implantação de microchip para identificação. Em casos graves, a lei prevê a possibilidade de eutanásia com base em laudo técnico.
A proposta segue diretrizes da Lei Estadual nº 25.165 e complementa normas anteriores sobre a criação de raças de guarda. Críticos, como a ativista Daniela Sousa, argumentam que a medida é reativa e não aborda as causas estruturais do problema, como a falta de fiscalização e educação sobre guarda responsável.
A prefeitura reforça que cães já existentes deverão ser registrados em banco de dados oficial e passarão por fiscalização. A expectativa é que o foco na conscientização e controle traga mais segurança à população.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
25/06/2025
Salário mínimo ideal no Brasil deveria ser de R$ 7 mil, aponta Dieese
Estudo mostra que o valor necessário para suprir as despesas básicas de uma família é mais de quatro vezes maior que o piso nacional de 2025
25/06/2025
Qual é a idade ideal para casar e ter filhos? Pesquisa mostra tendências da vida moderna
Estudo aponta que faixa dos 25 aos 30 anos ainda é considerada equilibrada, mas cada vez mais pessoas optam por adiar casamento
25/06/2025
Uso de preservativos cai entre jovens e preocupa especialistas em saúde sexual
Pesquisa internacional aponta redução no uso de preservativos entre adolescentes e adultos jovens, levantando alertas sobre DSTS
25/06/2025
Rancore apresenta músicas novas e clássicos no Festival Vale Punk em São José dos Campos
Banda apresentou músicas inéditas e clássicos, marcou a despedida do festival e confirmou próximo álbum.