Imagem: reprodução/governo federal
A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) apresentou um projeto de lei que propõe a suspensão da remuneração de militares denunciados por violações de direitos humanos e crimes contra a humanidade durante a ditadura militar de 1964.
A suspensão será mantida até decisão judicial definitiva, com direito ao contraditório e à defesa assegurados. Em caso de absolvição, os valores suspensos serão pagos retroativamente, corrigidos pela inflação.
A proposta tem respaldo no Estatuto dos Militares e nas decisões da Comissão Nacional da Verdade, reforçando o compromisso do Brasil com os direitos humanos e o combate à impunidade.
A deputada destacou casos emblemáticos, como o desaparecimento forçado de Rubens Paiva, para ilustrar a necessidade da medida. Além disso, criticou o pagamento de altos valores a militares denunciados, como os R$ 140 mil mensais pagos aos envolvidos no caso de Paiva, classificando isso como "vergonhoso".
Com informações Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
09/01/2025
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.