Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 começam nesta sexta-feira (24) e se estendem até as 23 horas e 59 minutos do dia 28 de janeiro, no horário de Brasília. O procedimento é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Os interessados precisam possuir uma conta no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, e efetuar o login utilizando Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha.
Para participar desta primeira edição de 2025, o Ministério da Educação (MEC) esclarece que é necessário que o estudante tenha concluído o ensino médio, tenha participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2023, tenha alcançado no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame e não tenha zerado a redação do Enem.
Os candidatos também devem atender a pelo menos uma das seguintes condições:
Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral, de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista;
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral ou parcial;
Ser uma pessoa com deficiência (PCD), conforme previsto na legislação brasileira;
Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica.
Para pleitear bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, o limite é de três salários mínimos por pessoa. Em 2025, o salário mínimo está fixado em R$ 1.518.
Esses requisitos de renda não são aplicáveis aos professores da rede pública que concorrem a vagas nos cursos de licenciatura e pedagogia.
No momento da inscrição, o candidato deve optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas vinculadas às políticas afirmativas voltadas para pessoas com deficiência (PCD) ou autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.
Conforme o edital do Prouni para o primeiro semestre de 2025, está vedada a inscrição de candidatos que participaram do Enem 2024 na condição de treineiros, ou seja, aqueles que realizaram o exame apenas para autoavaliação e ainda não concluíram o ensino médio.
Com informações da Agência Brasil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.