Recuo de Bolsonaro no STF desagrada apoiadores dispostos a defendê-lo, diz pesquisador

POR Marcos Paulo | 12/06/2025
Recuo de Bolsonaro no STF desagrada apoiadores dispostos a defendê-lo, diz pesquisador
A

As redes sociais reagiram de forma crítica ao depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Supremo Tribunal Federal (STF), realizado nesta terça-feira (10). De acordo com levantamento da empresa Arquimedes, que monitora comportamento online, 65% das menções no X (antigo Twitter) foram negativas para o ex-presidente.,

 

Aliados tentaram emplacar a narrativa de que Bolsonaro estaria sendo alvo de perseguição política. No entanto, apenas 14% das menções foram em defesa do político. Outras 21% foram neutras, incluindo trechos do depoimento e memes. A maioria das 350 mil menções analisadas pela Arquimedes teve tom irônico. O trecho mais compartilhado foi o momento em que Bolsonaro pediu desculpas ao ministro-relator Alexandre de Moraes.

 

Durante a oitiva, Bolsonaro se retratou por declarações feitas em 5 de julho de 2022, quando, em reunião ministerial, afirmou que Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso teriam recebido propina para defender as urnas eletrônicas e fraudar as eleições. No depoimento, o ex-presidente disse: “Não tenho indício nenhum, senhor ministro. Era uma reunião para não ser gravada, foi um desabafo, uma retórica que usei. Então, me desculpe. Não tive intenção de acusar de desvio de conduta os três ministros.”

 

Segundo o pesquisador Pedro Bruzzi, da consultoria Arquimedes, o tom adotado por Bolsonaro durante o depoimento desmobilizou parte de sua base. Em entrevista ao jornal O Globo, Bruzzi destacou que, ao chamar de "malucos" os organizadores dos ataques de 8 de janeiro, Bolsonaro acabou desagradando apoiadores mais radicais.

 

Ciclo Notícias

Ciclo Notícias

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.

COMPARTILHE:

Notícias Relacionadas

Brasil 12/06/2025 Lula sanciona ECA Digital e cria agência para fiscalizar proteção de crianças na internet

Nova lei obriga plataformas a adotar medidas contra conteúdos nocivos e prevê autoridade nacional para garantir cumprimento das regras.

Brasil 12/06/2025 Conta de luz gratuita para famílias de baixa renda vai à sanção presidencial

Nova lei garante gratuidade para consumo de até 80 kWh mensais e pode beneficiar mais de 60 milhões de brasileiros.

Brasil 12/06/2025 PEC da Blindagem: Dias Toffoli dá dez dias para Câmara se manifestar

Líderes do PT, PSB e PSOL entraram com ação para suspender tramitação

Brasil 12/06/2025 Pressão 12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão

Objetivo da reclassificação é identificar indivíduos em risco

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Ciclo Notícias oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Ciclo Notcias
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES