Imagem: Dan Kitwood
Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, libera o acesso dos brasileiros ao X (antigo Twitter), depois que Elon Musk pagou a multa exigida. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (08).
A rede social estava bloqueada desde o dia 31 de agosto, totalizando cerca de 40 dias. A decisão foi tomada após Musk desobedecer algumas ordens judiciais partindo do STF. O Brasil, que contava com cerca de 20 milhões de usuários na rede, começou a recuperar o acesso por volta das 19h, algumas horas após a decisão ser anunciada.
Apesar da liberação, o retorno completo pode levar algum tempo, devido ao processo técnico realizado por milhares de provedores de internet no país. O Ministério das Comunicações estima que existam mais de 20 mil operadoras atuando no Brasil, o que pode fazer com que o acesso ao X seja restabelecido gradualmente.
A decisão do ministro Moraes determinou que o desbloqueio fosse cumprido em até 24 horas, após a notificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Logo após o anúncio do desbloqueio, o perfil oficial do X voltado para assuntos governamentais publicou uma mensagem celebrando o retorno da plataforma no Brasil. “O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo”, disse a rede social. O comunicado também destacou o compromisso da empresa com a liberdade de expressão, “dentro dos limites da lei”, em todos os países onde opera.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada.
09/10/2024
Mega da Virada: por que brasileiros insistem em apostar nos mesmos números todos os anos
Histórico dos sorteios revela padrões que despertam curiosidade, mas especialistas explicam por que eles não aumentam as chances de ganhar.